Pular para o conteúdo principal

POR QUE, PORQUE, POR QUÊ ou PORQUÊ?

Olá, queridos leitores!

Hoje, falaremos sobre as diferenças dos PORQUÊS (POR QUE, PORQUE, PORQUÊ, POR QUÊ). 

Se você tem dúvidas de quando deve usar cada um dos PORQUÊS acima, acompanhe esta explicação. Ao término dessa leitura, tenho certeza que você saberá usar, com segurança, cada um dos PORQUÊS da nossa linda língua Portuguesa. 

Não se preocupe se você não sabia as aplicações de cada um deles. Isso não te faz menor ou alguém que não sabe português. Aproveite e leia a publicação "O PORTUGUÊS É DIFÍCIL?". Com certeza, após a leitura, você irá repensar sobre o que é falar o português.

Então, vamos lá!

1.      POR QUE
Esta forma é utilizada com o sentido de:  “por qual motivo” , “ por qual razão” ou “pelo qual” e suas flexões.  Veja alguns exemplos:
a)      POR QUE você não compareceu na reunião?  (por qual motivo)

b)      Eles sabem POR QUE ela estava nervosa? (por qual razão)

c)       O caminho POR QUE ele passou não foi nada agradável. (pelo qual)

2.     PORQUE
Esta forma é utilizada em respostas de explicações ou causas. Veja:
a)      Porque fiquei preso no trânsito.

b)      A Priscila estava triste porque perdeu a data da matrícula.

c)      Ele faz tantas perguntas porque sempre está cheio de dúvidas.

3.     POR QUÊ
Utilizamos esta forma quando ele aparecer imediatamente antes de um ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências. Observe:
a)      Você não compareceu na reunião. POR QUÊ?

b)      A Priscila estava triste. POR QUÊ?

c)      Ele faz muitas perguntas. POR QUÊ?

4.     PORQUÊ
Esta forma é utilizada como um substantivo. Significa “causa”, “motivo”, “razão”.
a)      Quero saber o PORQUÊ da sua ausência na reunião. (o motivo)

b)      Diga-me o PORQUÊ de tanta tristeza da Priscila. (a causa)

c)      Precisamos descobrir o PORQUÊ de tantas perguntas. (a razão)

Como você pode perceber, todas as formas dos porquês expressam sentidos diferentes. Por isso, precisamos empregá-los de maneira coerente.



Este post te ajudou? Então nos ajude a crescer! Deixe seu comentário e compartilhe! Pois assim você ajuda o MAIS PORTUGUÊS PARA TODOS crescer e ajudar outras pessoas!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uso da VÍRGULA

Bem vindo ao Mais Português para todos! Olá amigo (a) leitor (a)! Hoje iniciaremos uma série de publicações sobre o uso de vírgulas . Faremos isso de maneira clara e objetiva! Acompanhe as publicações e veja como é simples! 1ª situação – Quando enumeramos algo.                 Ex: A família mais pobre do bairro cuidava de um cão , dois gatos , um papagaio e um canário. 2ª situação – Quando separamos orações ligadas por conjunções .                 Ex 1 : A comida estava gostosa , mas ninguém quis comer.                 Ex 2 : Resolvi mudar de vida , por isso vou estudar. Existem casos em que é necessário usarmos vírgulas antes da conjunção “e”. A Vírgula pode ser usada antes da conjunção “e” em três casos. Veja: 1° caso – Quando a conjunção “e” tiver valor adversativo.                 Ex: Ele comprou a passagem , e não viajou. 2° caso – Quando ligar duas orações com sujeitos diferentes.                 Ex: Eu comprei um carr

O português é difícil?

Olá, caro leitor!        Como você deve perceber, esta é a primeira  publicação  do mais português para todos . Sendo assim, nada melhor do que começarmos falando sobre uma das frases mais faladas por aí quando o assunto é português. " O português é muito difícil "! Certamente, você já cansou de ouvir isso ou até mesmo, assim como eu, já tenha falado isso um dia. Essa ideia é bastante antiga e muito falada, no entanto, não é uma verdade. A verdade é que o português é uma língua como qualquer outra, sem nenhum mistério. Por isso, as crianças de seis anos de idade, entram na escola, ou para ser mais exato, na alfabetização, já completamente fluentes no idioma português, compreendendo e sendo compreendidas por todos.          Então, de onde veio esta ideia, que está "arraigada" na mente da maioria dos brasileiros, que os fazem pensar que não sabem falar o português? Acredito que, no geral, a resposta imediata seria - "A nossa gramática é muito extensa"
Olá, amigo(a) leitor(a)! Passei um tempo sem postar conteúdos aqui no + PORTUGUÊS PARA TODOS , mas agora estou de volta! No último post , nós falamos sobre as possibilidades do emprego das vírgulas em nossos textos. E apesar de muitas pessoas pensarem que isso é simples, na verdade, têm tropeçado nesses erros em vários momentos. Se você ainda não leu o post anterior , sugiro que faça isso, pois tenho certeza que te ajudará muito! Hoje falaremos um pouquinho a respeito de acentuação. Percebo que muitas pessoas tentam decorar as palavras que precisam ser acentuadas. E hoje eu quero ajudar a você que chegou aqui a aprender acentuar corretamente sem a necessidade de ficar decorando milhares de palavras. Faremos isso decorando algumas regras que existem e precisam ser respeitadas se você quiser ter sucesso ao escrever qualquer tipo de texto. Então vamos ao que interessa! Este estudo estará dividido em duas partes. Primeira Parte. A maioria das palavras que temos em nossa