Pular para o conteúdo principal
Olá, amigo(a) leitor(a)!

Passei um tempo sem postar conteúdos aqui no + PORTUGUÊS PARA TODOS, mas agora estou de volta!


No último post, nós falamos sobre as possibilidades do emprego das vírgulas em nossos textos. E apesar de muitas pessoas pensarem que isso é simples, na verdade, têm tropeçado nesses erros em vários momentos. Se você ainda não leu o post anterior, sugiro que faça isso, pois tenho certeza que te ajudará muito!


Hoje falaremos um pouquinho a respeito de acentuação. Percebo que muitas pessoas tentam decorar as palavras que precisam ser acentuadas.

E hoje eu quero ajudar a você que chegou aqui a aprender acentuar corretamente sem a necessidade de ficar decorando milhares de palavras.

Faremos isso decorando algumas regras que existem e precisam ser respeitadas se você quiser ter sucesso ao escrever qualquer tipo de texto.

Então vamos ao que interessa! Este estudo estará dividido em duas partes.

Primeira Parte.

A maioria das palavras que temos em nossa língua portuguesa são PAROXÍTONAS  terminadas em consoantes + A ; E ; O (seguida de "S" ou não). Sendo assim, temos a nossa primeira regras.


PRIMEIRA REGRA

Palavras PAROXÍTONAS terminadas em CONSOANTE + A ; E ; O (seguidos de "S" ou não) não recebem acento gráfico.




SEGUNDA REGRA

Assim, todas as palavras PAROXÍTONAS que não terminam em  CONSOANTE + A ; E ; O (seguidos de "S" ou não) receberão acento gráfico.



TERCEIRA REGRA

Palavras OXÍTONAS terminadas em CONSOANTE + A ; E ; O (seguidos de "S" ou não) receberão acento gráfico.



QUARTA REGA

Palavras OXÍTONAS que não terminam em CONSOANTE + A ; E ; O (seguidos de "S" ou não) não receberão acento gráfico.



QUINTA REGRA

Todas as palavras PROPAROXÍTONAS receberão acento gráfico.




Temos ainda algumas regras que serão postadas na segunda parte das regras de acentuação gráfica.


Este Post ajudou? Deixe seu comentário!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O português é difícil?

Olá, caro leitor!        Como você deve perceber, esta é a primeira  publicação  do mais português para todos . Sendo assim, nada melhor do que começarmos falando sobre uma das frases mais faladas por aí quando o assunto é português. " O português é muito difícil "! Certamente, você já cansou de ouvir isso ou até mesmo, assim como eu, já tenha falado isso um dia. Essa ideia é bastante antiga e muito falada, no entanto, não é uma verdade. A verdade é que o português é uma língua como qualquer outra, sem nenhum mistério. Por isso, as crianças de seis anos de idade, entram na escola, ou para ser mais exato, na alfabetização, já completamente fluentes no idioma português, compreendendo e sendo compreendidas por todos.          Então, de onde veio esta ideia, que está "arraigada" na mente da maioria dos brasileiros, que os fazem pensar que não sabem falar o português? Acredito que, no geral, a resposta imediata seria - "A noss...

POR QUE, PORQUE, POR QUÊ ou PORQUÊ?

Olá, queridos leitores! Hoje, falaremos sobre as diferenças dos PORQUÊS (POR QUE, PORQUE, PORQUÊ, POR QUÊ).  Se você tem dúvidas de quando deve usar cada um dos PORQUÊS acima, acompanhe esta explicação. Ao término dessa leitura, tenho certeza que você saberá usar, com segurança, cada um dos PORQUÊS da nossa linda língua Portuguesa.  Não se preocupe se você não sabia as aplicações de cada um deles. Isso não te faz menor ou alguém que não sabe português. Aproveite e leia a publicação "O PORTUGUÊS É DIFÍCIL?".  Com certeza, após a leitura, você irá repensar sobre o que é falar o português. Então, vamos lá! 1.       POR QUE Esta forma é utilizada com o sentido de:  “por qual motivo” , “ por qual razão” ou “pelo qual” e suas flexões.  Veja alguns exemplos: a)       POR QUE você não compareceu na reunião?  (por qual motivo) b)       Eles sabem POR QUE ela esta...